O que tá fazendo a cabeça dos homens em 2016?

12:23wellington

                                                Chapéu para homens.
A palavra chapéu tem origem da palavra do latim antigo “cappa” que significa “peça usada para cobrir a cabeça”.
Os registos mais antigos sobre a existência e uso regular de proteções para a cabeça, datam do ano de 4.000 a.C. e referem-se ao Antigo Egito, à Grécia e à  Babilónia. Nessa época era normal usarem-se faixas de tecido na cabeça para prender e proteger os cabelos. A “fita” ou “bandana”, que por vezes ainda se vê nos chapéus atuais,  nada mais é que uma reminiscência dessas faixas ancestrais.
Foi com a nobreza e a sua necessidade de mostrar o seu status social que mais tarde surgiram os turbantes, as tiaras e as coroas, que também eram usadas, por vezes, pelos sacerdotes e pelos guerreiros, embora com significados sociais distintos.
O usa do chapéu na atualidade não só uma questão de estar na moda, mais sim um sinônimo de estilo. O chapéu se tornou um acessório mais que indispensável no armário dos homens modernos.
O usa desse acessório vem nos últimos anos ganhando cada vez mais adeptos. Não só por sua versatilidade mais sim por uma peça carregada de estilo e elegância.

Uma das grandes provas de que o chapéu está com tudo é o grande número de artistas que aderiram a esse acessório nos últimos anos. Nomes como Pharrell Williams e Johnny Depp são vistos frequente usando chapéu para completar seus looks.

#1 Chapéu Panamá.

Apesar do ser chamado de panamá o mesmo tem sua origem no Equador, é feito com uma palha clara, embora que ao longo dos anos esse chapéu vem ganhando inúmeros modelos das mais variadas cores. Ele possui aba larga e cone mediano, a cor do laço (fita) pode variar, mas na maioria das vezes é preto ou marrom. Ideal para dias quentes, pois é arejado e protege a cabeça do sol forte.




#2 Chapéu Fedora ou Borsalino

O Fedora é feito de feltro (embora existam exemplares até de couro), tem aba média se comparado a um chapéu de cowboy, por exemplo, geralmente é encontrado nas cores marrom, preto e cinza com uma fita na mesma cor ou em tom similar, a coroa tem mais ou menos a mesma altura da coroa do Panamá e trata-se de um bom acessórios para outono ou inverno, protegendo muito bem do frio e do vento cortantes de algumas cidades.



#3 Bowler/Derby ou Coco

Nos EUA é Derby, na Inglaterra se chama Bowler e no Brasil falamos chapéu coco, a verdade é que este modelo foi criado na Inglaterra em 1846 pelo político Edward Coke, ganhando popularidade entre a classe trabalhadora e, posteriormente, a burguesia. Ficou mundialmente famoso e até hoje é lembrado graças a Charlie Chaplin e seu alterego, Carlitos.



#4 Trilby

 Lembra o Fedora, mas com uma aba muito mais curta, o Trilby já foi chapéu de gente abastada, hoje caiu na graça dos jovens e aparece por aí em diversas cores e materiais, mas o original era em tons neutros e com a fita na mesma cor ou com pequenas variações de tom.


#5 Boater ou de Palha

Recebeu o nome de Boater (ou barqueiro) por ser usado nos EUA nas competições de canoagem, fez sucesso no Brasil durante as décadas de 30 e 40, principalmente pelos boêmios do Rio de Janeiro, fato que deve ter contribuído para a figura folclórica do malandro com camisa listrada e chapéu palheta na cabeça. É feito de palha, mas tem uma estrutura mais reforçada do que o Panamá, a aba é curta, coroa reta e sua fita muitas vezes aparece em azul e vermelho, cores geralmente ligadas às atividades náuticas.


Dentre outros como: 

Homburg ou Gelot




Porky Pie





You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

POSTAGEM EM DESTAQUE

Formulário de contato